sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Vamos salvar o Planeta?

Como estamos em matéria de consciência ecológica? Preocupo-me bastante com o estado de saúde do planeta onde habito. Pequenos gestos, como separar o lixo e usar devidamente o eco ponto fazem parte do meu dia-a-dia. Sinto que faço pouco...

Aqui ficam algumas sugestões que roubei de um blog que visito (roubei por um mundo melhor e por isso acho que tou perdoado)

Poupar energia
- Trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos energia e duram até dez vezes mais.
- Optar por electrodomésticos com o selo da Energy Star, que recomenda aparelhos eficientes em termos energéticos.
- Reduzir os gastos de electricidade (desligar a luz sempre que se sai da sala, não deixar aparelhos ligados em modo stand-by, retirar o carregador do telemóvel da tomada quando não estiver a ser usado, etc).

Reduzir emissões
- Andar mais vezes de transportes públicos.
- Organizar um esquema de partilha de carro com outras pessoas que façam o mesmo trajecto diário de casa para o trabalho.
- Quando parar por mais de dois minutos no trânsito, desligue o motor do seu carro.

Poupar água
- Coloque uma garrafa de água de litro e meio dentro do depósito do autoclismo. Assim poupará entre quatro a oito litros de água por dia.
- Instale um temporizador na casa-de-banho para controlar o tempo passado no duche.
- Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba.

Reciclar
- Separe o lixo e recicle o maior número possível de materiais.
- Dê preferência à utilização de produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis que contenham clorofluorcarbonetos (CFC).
- Opte por pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema.



E vocês? são amigos do ambiente? De que forma contribuem? Acho que está na altura de uma mudança de mentalidades...



Aqui fica um vídeo dos Dead Can Dance... Seeds of Light do álbum Spirit Chaser

2 comentários:

eudesaltosaltos disse...

Ola... :) eu reciclo (e obrigo td a gente lá em casa a reciclar). mas tb axo q faço pco. axo q fzms tds, pouco.... enfim.. bj

Shadows in Love disse...

Eu sou amiga do ambiente... faço reciclagem... desligo sempre os electrodomésticos... nada de stand by... luzes desnecessárias sempre apagadas...e muitas coisas assim... beijos ecologicos