terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

João Aguardela


Quase um mês após a morte do músico e compositor João Aguardela (vitima de cancro), e no mês em que completava 40 anos resolvi prestar a devida homenagem a este grande senhor da música Portuguesa...

Aguardela desapareceu em pleno período ascendente do projecto A Naifa, projecto que fundou com Luís Varatojo e com quem editou 3 álbuns... Alimentou projectos como Megafone, Linha da Frente, e militou nos sitiados ainda na década de 80 apesar do disco de estreia apenas ter sido lançado em 1992. Os Sitiados, foi o seu projecto com maior mediatismo, tinham uma música enérgica, cruzavam um sentir algo punk, com acordeão, letras mordazes e bebiam muito nas raízes da música popular Portuguesa. Eram muito associados á esquerda Portuguesa.

O amigo, e guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, recorda-se dos primeiros tempos dos Sitiados. “Tiveram uma entrada de rompante e foram uma lufada de ar fresco”, diz, ao mesmo tempo que recorda alguém que “era entregue à causa” da música e que, em palco, era um “frenesim, aquilo a que se chama um 'animal de palco".
Vamos então recordá-lo num dos momentos mais altos da sua carreira, quem não se lembra de esta vida de marinheiro?

2 comentários:

iAna disse...

eu tinha uma cassete dos Sitiados e gostava muito..!

principalmente desta música..!

Anónimo disse...

É uma voz e uma banda q marcou a minha infância. Sim, pq quando os Sitiados lançaram a musica eu devia ter 6 anos lol